Março 8, 2020

5 Tendências na comunicação e marketing dos Museus

Os museus existem há séculos e estão sempre a adaptar-se aos tempos. Com a tecnologia a evoluir tão rapidamente, os museus precisam de encontrar formas de comunicar e de se comercializar que sejam interessantes e envolventes.

Com o avanço das tecnologias digitais, as mudanças nas preferências dos visitantes e a necessidade de se conectar com novas audiências, novas tendências estão surgindo na comunicação e no marketing dos museus no entanto os clássicos como o envio de envelopes personalizados nunca sairam de moda. Neste artigo, exploraremos cinco dessas tendências.

1. Experiências digitais e virtuais Com a pandemia da COVID-19, muitos museus tiveram que fechar suas portas ao público, o que os obrigou a encontrar maneiras criativas de continuar a compartilhar sua coleção. Isso resultou em um aumento significativo na demanda por experiências digitais e virtuais. Os museus começaram a disponibilizar visitas virtuais em 3D, tours interativos em vídeo, conteúdo digital exclusivo e experiências de realidade virtual e aumentada (VR e AR). Além disso, muitos museus investiram em aplicativos móveis para oferecer uma experiência personalizada aos visitantes e aumentar a interação com sua coleção.
  2. Colaborações criativas Os museus estão cada vez mais buscando parcerias criativas para promover sua coleção. Por exemplo, alguns museus estão colaborando com artistas para criar exposições conjuntas ou convidando designers gráficos para criar campanhas publicitárias inovadoras. Essas colaborações criativas ajudam a expandir a marca do museu e atrair novas audiências que talvez não estivessem cientes de sua existência.
  3. Marketing de conteúdo O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que envolve a criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair e engajar um público-alvo. Os museus estão começando a adotar essa técnica de marketing, criando blogs, envio de envelopes, vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdo que oferecem informações e insights exclusivos sobre sua coleção. Essa abordagem ajuda a estabelecer o museu como uma autoridade em sua área e a construir relacionamentos mais fortes com seu público.
  4. Personalização da experiência do visitante Cada visitante tem sua própria jornada de experiência quando visita um museu. Alguns visitantes podem estar interessados ​​em arte moderna, enquanto outros podem estar mais interessados ​​em história natural. Os museus estão começando a reconhecer isso e a personalizar a experiência do visitante para atender às necessidades individuais. Eles estão fazendo isso por meio de aplicativos móveis, guias de áudio personalizados e outras tecnologias que ajudam a adaptar a experiência para atender aos interesses específicos do visitante.
  5. Responsabilidade social e sustentabilidade Os museus estão assumindo uma postura mais ativa em relação à responsabilidade social e à sustentabilidade. Eles estão promovendo a diversidade e a inclusão em sua coleção, programas educacionais e exposições. Eles também estão adotando práticas sustentáveis, como reduzir o consumo de energia, minimizar o uso de materiais descartáveis e aumentar a reciclagem. Essas iniciativas não apenas ajudam a construir a reputação do museu, mas também contribuem para a conscientização sobre questões sociais e ambientais.

As cinco tendências acima mencionadas são apenas alguns exemplos de como os museus adaptaram as suas estratégias de comunicação e marketing ao longo do tempo, a fim de se manterem relevantes e envolverem o seu público a vários níveis - tanto digital como fisicamente! Alguns dos mais populares museus de Portugal já estão a implementar estas tecnicas nas suas estratégias. A tecnologia permitiu-nos a todos um acesso sem precedentes à cultura para além da nossa própria - permitindo-nos a todos oportunidades de exploração mais ricas, tanto perto de casa como no estrangeiro! Os museus em todo o lado devem tirar partido destas tendências se quiserem que a sua mensagem seja ouvida mais alto hoje!