Uma cidade famosa pelas suas colinas serenas e margens de areia cativantes, Lisboa é um centro de cultura e comércio e a cidade mais antiga da Europa Ocidental. É a maior cidade de Portugal e está também entre as cidades onde melhor se vive do mundo. Tal como Roma, a cidade foi construída em sete colinas e é conhecida como a "cidade das sete colinas". Lisboa tem uma das melhores artes de rua, com graffitis pintados em inúmeros edifícios, paredes e calçadas e é muito popular entre os turistas especialmente pelos seus museus , igrejas e mosteiros.
Melhores Igrejas para visitar em Lisboa
Uma igreja é um ótimo lugar para visitar durante uma viagem, pois oferece uma grande perspetiva sobre a cultura e tradições de qualquer lugar e artigos religiosos com muita historia. Aqui estão algumas das mais belas igrejas de Lisboa que são imperdíveis para qualquer viajante!
1. Sé de Lisboa.
A Sé de Lisboa (de outra forma chamada Santa Maria Maior de Lisboa, ou basicamente como Catedral de Lisboa) olha para a reconquista cristã subjacente de Portugal após vários anos de mouros islâmicos dirigirem o espetáculo. Foi inicialmente desenhado em estilo românico por Afonso I, o principal rei de Portugal, após a captura cristã de Lisboa em 1147. A estrutura foi consideravelmente alargada e redesenhada por centenas de anos desde então. O interior da Sé é incrivelmente escuro e enorme. Deixa aos visitantes uma vibração para o grave e profundo trabalho da religião na história portuguesa.
2. Igreja de São Roque.
Um dos principais lugares sagrados jesuítas fabricados em qualquer lugar do planeta, a Igreja de São Roque é uma recomendação curiosa. Na verdade, mesmo que o seu exterior espelhe a severidade, o seu interior está entre os espaços melhorados mais sumptuosos de Lisboa, no que diz respeito às riquezas e influências únicas do pedido jesuíta. Entre os espetáculos está a encantadora Capela de São João Batista – supostamente a igreja mais cara da Europa na época do seu estabelecimento. Foi recolhido em Roma pelos ases do edifício italiano Nicola Salvi e Luigi Vanvitelli, antes de ser desmantelado e enviado para Lisboa para o seu estabelecimento.
3. Mosteiro dos Jerónimos.
Património Mundial da UNESCO, o Mosteiro dos Jerónimos é uma aparição hipnotizante da glória e da prosperidade da Era Portuguesa dos Descobrimentos. Foi apoiado através do regresso de novos cursos lucrativos de intercâmbio que ligam Lisboa a produtos africanos e indianos. O Mosteiro é um caso enorme do inconfundível estilo de composição portuguesa conhecido como Manuelino ou Gótico Português Tardio. Marcante ainda como o último local de descanso de autênticos e artísticos titãs, por exemplo, Vasco da Gama, Luis de Camões e Fernando Pessoa, esta é uma paragem imperativa na agenda de qualquer viajante em Lisboa.
4. Igreja de Santa Engrácia.
A Igreja de Santa Engrácia é uma parte intrigante da história e do legado de Lisboa. No início implícito de 1681, abriu finalmente para ser usada em 1966. O interminável procedimento de desenvolvimento trouxe uma articulação bem conhecida, "obra de Santa Engrácia", aludindo a qualquer procedimento ou termo aparentemente interminável. Designada como Panteão Nacional de Portugal, a Igreja alberga ainda os túmulos de figuras tão diferentes e eminentes como Manuel de Arriaga, o anteriormente escolhido Presidente de Portugal, e a fadista de renome mundial Amália Rodrigues.
Melhores Museus para visitar em Lisboa.
Os museus de Lisboa são algumas das atrações culturais mais populares da cidade. Entre estes está o célebre Museu Calouste Gulbenkian, localizado perto da Praça de Espanha, onde estão alojadas mais de 6000 exposições individuais. O acervo de artefactos valiosos e históricos relacionados com a história da farmácia e da saúde mundial no Museu da Farmácia, perto do Chiado, fazem deste um museu lisboeta particularmente invulgar. Enquanto isso, em Santos, encontrará o deslumbrante Museu Nacional de Arte Antiga. Esta é a galeria nacional de Portugal e alberga a maior coleção de pinturas portuguesas do país. Nas proximidades de Alcântara ergue-se o excelente Museu do Oriente. Aqui, a exposição destaca a presença de Portugal no Extremo Oriente. Uma adição relativamente nova à cena cultural de Lisboa é o Museu do Aljube-Resistência e Liberdade. Alojada numa antiga prisão perto da catedral, a exposição permanente narra a ascensão do fascismo em Portugal e a subsequente luta pela liberdade e pela democracia. A coleção mais abrangente de carruagens puxadas a cavalo do mundo pode ser apreciada no Museu Nacional dos Coches, em Belém. De volta ao bairro da Baixa de Lisboa (centro), um passeio pelo peculiar Hospital das Bonecas inclui uma visita ao museu da boneca, uma exposição que conta com milhares de estatuetas, algumas muito raras. O Museu de São Roque vale certamente a pena olhar para a sua valiosa arte sacra. Da mesma forma, a incrível variedade de azulejos antigos e cerâmicas exibidas no Museu Nacional do Azulejo justifica o passeio a leste do centro da cidade em direção ao Parque das Nações. E para os amantes da arte contemporânea, permita uma boa hora para explorar as raras e maravilhosas obras no Museu Coleção Berardo, localizado também em Belém.
Perguntas frequentes sobre igrejas em Lisboa.
Que tipos de locais de culto da fé cristã estão presentes em Lisboa?
Existe a Igreja Anglicana, Igreja Batista, Basílica, Igreja Católica, Capela, Igreja Evangélica, Igreja Do Evangelho, Igreja Ortodoxa, Igreja Paroquial, Igreja Protestante e Sinagoga presentes em Lisboa.
Quais são os grandes estilos arquitetónicos com que se podem encontrar em igrejas de Lisboa?
As igrejas de Lisboa são construídas em estilos Art Deco, Barroco, Bizantino Revivalista, Gótico, Gótico, Maneirismo, Manuelino, Neoclássico, Renascentismo, Rococó e Românico Revivalista.
A fotografia é proibida dentro das igrejas em Lisboa?
Pode tirar fotos dentro e fora das igrejas presentes em Lisboa. No entanto, é aconselhável evitar lanternas quando a missa está a decorrer.
Quais são os horários da igreja em Lisboa?
A maioria das igrejas do património em Lisboa estão abertas ao público e aos turistas das 09:00 às 18:00 horas. No entanto, o horário das igrejas difere e podem estar fechados em qualquer um dos dias da semana.
Existem igrejas patrimoniais em Lisboa que são de interesse turístico?
Sim, as igrejas patrimoniais presentes em Lisboa estão listadas no Âmbito do Monumento Nacional Português. Têm mais de 400 anos e estão em boas condições também. Também têm enterros, túmulos de pessoas famosas.
Vale a pena visitar as igrejas de Lisboa para ver as suas maravilhas arquitetónicas?
Sim, pode encontrar belos retábulos, sinos, chandlers, fachada, janelas góticas, motivos, murais, pinturas, órgãos de tubo, vitrais, escultores, estátuas, obras em pedra, torres e interiores vitorianos.